novembro 25, 2011

O Meu Ateliê

Criativa, inquieta, vivo inventando afazeres. De tantos hobbies que gosto, às vezes fica complicado abraçar tudo, acho que muitas de vocês são assim também...Não são?
A idéia de abrir um ateliê de artes para crianças, surgiu alguns anos depois que me mudei para São Paulo. A minha filha era pequena e queria eu mesma cuidar dela , assim não trabalhava fora, curtia a minha pequena. E como curti!

Publicitária de formação, eu Raquel, nunca abondonei meu lado artístico. Adoro desde pequena desenhar e pintar, e ficar parada me consome!
Lógico que cuidar de filho não deixa de ocupar a vida, mas precisava fazer mais, e assim resolvi trabalhar com algo que conciliasse ficar com a Manu também.





A casa que morava em São Paulo, parecia casa de interior, era de vila, rua sem saída com portão fechando a entrada da rua.
O quintal era grande, jardim com um ipê rosa enorme! Balanço na árvore para nossa filha brincar...
Caprichava no jardim, plantava muitas flores. Ah, tinha uma mini coelha(snif... Ela já morreu), a nossa golden Meg.


Meg no jardim...

Parecia uma casa de campo, não uma casa na capital! Ninguém acreditava quando abríamos o portão e via aquele espaço todo!
Era uma delícia, e como sou a favor do verde, a casa não parecia pertencer a cinzenta São Paulo, o  Ceagesp era meu amigo intimo, rs.

No quintal tinha um cômodo bem espaçoso, que estava vazio.  Na época já bolava uma utilidade pra ele, quando me veio a idéia de fazer ali um lugar bem legal para crianças fazerem artes. O "kafofo" como o chamávamos, era ótimo, muito claro, arejado e um lugar super tranquilo.


Entrada do Ateliê
Desde pequena desenho e pinto, e a minha vontade de ensinar para crianças sugiu depois que minha filha nasceu, era gostoso ver o desenvolvimento infantil com relação as artes, e como podemos estimular esse lado nas crianças. Desta forma, tudo que planejava foi se concretizando...

Olha eu aí no meio da galerinha! Gente era tão legal! Saudades de tudo...
Bom, meu marido entrou na dança, me ajudou a montar o ateliê inteiro. Ele é tão jeitoso que o aluguei todo o tempo. Colocava os quadros na parede, montou estantes pra mim, etc.
Pintamos o cômodo de branco, para destacar mais as artes das crianças.
Sempre as deixava por um tempo em exposição no ateliê, faziam muito sucesso entre eles e para os pais que vinham buscar seus filhos.


Artes dos pequenos


Compramos duas mesas grandes lisas e vinte cadeiras no bairro do Brás (São Paulo).



Foto do meu Ateliê Lápis Papel Tinta e Pincel
Comprei na Kalunga todo o material necessário para as artes, como pincéis, lápis, borrachas, tintas, lousa, tesouras, papéis de vários tipos, cartolinas, grampeador, telas, etc.
Arrumei os pincéis e os lápis de cor em potinhos coloridos que adquiri no Ceagesp, assim ficavam à mão, e facilitava muito na hora do início dos trabalhos.




O pé direito da sala era alto e pra dar um toque final e alegre no ambiente, consegui um aro de bicicleta numa bicicletaria, o dono me deu, e fui prendendo pássaros de origami - tsurus, que fiz, em fios que desciam do aro e formavam um caracol com mais de 60 deles, todos coloridos, mas formando um lindo degradê de cores.
Ficou tão original e chamativo, todos amavam essa escultura! Eu também me orgulhava dela...rs.
Todo material artístico era oferecido pelo ateliê, as mamães não se preocupavam com nada, além de oferecer no intervalo um lanche que a turma adorava!

Coloquei uma plaquinha com o logo que fiz do ateliê(não falei, mas a minha área dentro da publicidade é a criação),  voltada para a rua principal, para chamar a atenção, pois era uma vila e a nossa casa era a última, além do portão que fechava a entrada.
Aos poucos foram chegando os alunos e fui montando as turmas.


Pedaço do panfleto que distribuia para divulgação...
A placa na rua também era com esses pingos coloridos e chamava muito a atenção.



Material do Ateliê organizado em potinhos...



Foto da turma fazendo aula de origami



Os alunos fazendo arte coletiva...


Exposição da arte coletiva...

Outro ângulo da sala de artes...

Em todas as aula colocava um CD de músicas infantis para eles escutarem e ao mesmo tempo desenvolverem o lado criativo. Essas são algumas que curtiam muito!







Lista de CDs:

♥ Adriana Partimpim
♥ Coleção  Palavra Cantada
♥ Sandy e Júnior
♥ Sitio do Pica Pau Amarelo
♥ Marisa Monte
e muitos outros...

Eu mesma fazia meus horários e além de dar aulas, desenhava também. Fiz algumas ilustrações como freela e assim tocava minha vida, fazendo o que gostava.
Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de curtir muito a infância da minha garotinha e a nossa casa também, desejo de muitas mamães por aí.



Detalhe de arte que fazíamos nas aulas...

Foi uma época muito divertida e tranquila.
Estudei também como ampliar ainda mais o que poderia trabalhar dentro das aulas com cada aluno, sempre observando e estimulando o que mais tinham vontade de criar.
Quem tiver vontade de abrir um ateliê como o que tive, dou muito apoio a essa idéia, pois é muito gratificante ver o desenvolvimento artístico nas crianças.

Hoje em dia, muitos pais não apoiam esse lado das artes para as crianças. Não sabem o quanto elas são importantes na vida de seus filhos, tanto quanto uma natação, futebol, balé, inglês, etc.
A maioria pensa que investir dinheiro para eles fazerem meros trabalhinhos, sujarem as mãos de tinta ou em argila é jogar dinheiro fora!
Pois digo que não é não. Nós já nascemos com o dom para desenho, dança, pintura, música, etc. É só uma questão de trabalhar cada ser humano dentro do seus limites e perspectivas, e explorar esse lado que existe dentro de cada um de nós.

Veja o link: Desenvolvimento Artístico Infantil


Arte coletiva

Quem quiser saber mais detalhes, ou dicas, me escreva, vai ser um prazer falar com vocês.
Beijos a todos, espero que tenham gostado dessa parte da minha história.

Raquel Öberg


A pedidos, segue essa outra postagem com mais dicas do Meu Ateliê (AQUI)


12 comentários:

  1. Maravilhoso!!!
    Gostei de conhecer sua história.
    Bom fim de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cinária!
    Que bom que gostou...
    Bom final de semana pra você também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. NOSSA...
    Que maravilha, Raquel!
    Sou estudante de psicologia e moro em Boa vista, Roraima. Estou quase me formando e este semestre fiz uma disciplina chamada Psicologia das Artes que AMEI!
    Estive pensando seriamente em unir a minha formação como psicóloga à minha paixão (amor mesmo) pelas artes, só não sabia como.
    Quando comecei a ler esse post meu coração encheu-se de...felicidade...esperança...por ter visto um projeto como o seu e que deu certo!
    Pra completar eu amo trabalhar com crianças, aí você já viu, né? Minha cabecinha não parou mais de pensar...rs
    Gostaria MUITO de conversar mais com você e conhecer todos os detalhes desse trabalho, coisas como: de que forma você se planejava, os materiais que você utilizava, que técnicas utilizava, quantas crianças por turma, quanto cobrava, quantas vezes por semana... enfim!
    De verdade, Raquel, me apaixonei pela sua ideia, e adoraria poder reproduzi-la aqui na minha cidade!
    Aguardo sua resposta!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel,
    Lindo trabalho o seu...Fiquei impressionada com sua ideia de montar um atelier pra incentiva esse lado criativo das crianças.Os pais perdem quando não investem nessa area.Uma aula de dança, de pintura, teatro estimula a criatividade e muitas outras coisas nos pequenos...É uma pena ser tão desvalorizado.Mas vc esta de parabéns.Além de ficar pertinho da sua pequena vc conseguiu conciliar um trabalho que vc já adorava fazer...Bjos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada meninas! Fico feliz demais por darem também importância as artes! Hoje em dia, como disse, são poucos!
    Beijos pra vocês, e Marina, vou entrar em contato contigo pra te passar esses dados que me solicitou, ok?
    Não te escrevi ainda, mas aguarde que logo logo trocarei dicas.

    ResponderExcluir
  6. Aguardo ansiosa!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel!
    Ler este post hoje, me fez ganhar o dia..rs
    Mudei para o interior para um dia realizar este sonho e hoje confesso q me encontro meio perdida..sem direção, sem saber por onde começar e o triste de tudo é q o tempo está passando.
    O fundo do terreno continua lá..vazio a espera de condições e idéias para criar um espaço fantástico assim.
    Queria muito ter a confiança de investir e viver apenas disso..será um sonho.
    Vc fala deste cantinho mágico no passado, vc n mora mais nele?
    Gostaria de saber a metragem do seu espaço e qq outra dica que vc possa me passar.
    Ficarei imensamente feliz com o seu retorno.
    meu email: tukamiranda@hotmail.com
    Se der vem visitar o meu blog e conhecer o meu trabalho.
    Um grande beijo e parabéns, me apaixonei pelo seu cantinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kk...ops..aqui vai http://tukamiranda.blogspot.com
      Raquel, muito obrigada pelo retorno.
      Quero muito arriscar e fazer algo do qual amo demais e enriquecer o tempo dos meus filhos tbém.
      ...Aqui ainda é preciso tanto para preparar este espaço..meu Deus...mas n irei desistir e conseguindo realizar este sonho, irei te dar as boas notícias.
      Queria te pedir mais um favor, n sei se vc tem algo em planilha ou apostila, algo q possa me orientar, pois nunca dei aula para crianças...sempre trabalhei com adultos e gostaria muito de ter esta experiência tbém, conciliar os 2 ..quem sabe?!
      Se tiver algo q esteja pronto e n te atrapalhe, será q poderia me enviar por email?
      De qq forma continuaremos o contato, a energia daqui é maravilhosa..rs!
      Um grande beijo,
      email:tukamiranda@hotmail.com

      Excluir
    2. Oi Tuka!
      É uma delícia saber que meu trabalho inspira as pessoas... Fiquei muito feliz de saber disso.
      Tuka estou morando agora no interior de São Paulo e não dou mais aulas para a meninada, foi um tempo muito bom, proveitoso, divertido e muito gratificante. Mas, como a vida dá muitas voltas, e seguimos em frente, acabei voltando para a minha profissão que é a publicidade. Enquanto ficava mesmo em casa, foi bom, pois deu para conciliar tudo, principalmente cuidar da minha filha pequena, além de ter guiado a Manu também por esse caminho que ela ama, e continua fazendo aulas de desenho... Legal né.
      Esse espaço do ateliê, acho que tinha uns 4m x 3,80m, era um tamanho ideal e muito bom.
      Meu conselho pra você é não esperar para amanhã, faça hoje, nem que tenha que começar com uma armação, tipo tenda, e uma mesa grande com banquinhos... Se não puder gastar, veja como pode contornar isso, use a sua criatividade!
      Se você quer começar e não sabe como, pense primeiro no mais importante que é a divulgação do seu negócio. A minha placa na parede com cores primárias era um sucesso!
      Foi colocar e não deu meia hora uma mãe tocou a minha campainha. Imagina a minha surpresa!
      Tem muita criança que ama artes e não tem um lugar para poder desenvolver seu dom.
      Quer uma dica? Convide uma garotada, faça um lanche gostoso e bole uma aula experimental.
      Pode ter certeza que sendo uma aula bem alegre e atrativa, as crianças vão voltar e continuarão querendo mais!
      Qualquer dica que precise, pode me escrever, fique à vontade para perguntar o que quiser.
      Tenho muito prazer em dividir essa rica experiência com todos!
      Beijão Tuka e mãos à obra menina! Quem não arrisca, não petisca. Certo?
      Li hoje num caminhão olha que legal: “Insista, resista e nunca desista!”.
      Sucesso pra você!
      Ah, e você não passou seu blog...kkk

      Excluir
    3. Olá Tuka!
      Que bom que está disposta a realizar esse sonho, é isso mesmo, ter um sonho e seguir seu caminho, com toda certeza vai chegar lá.
      Menina, infelizmente não tenho nada em mãos para te ajudar, mas você pode ver se encontra na internet mesmo, pois tudo que pesquisar você acha.
      Em livrarias você pode achar livros didáticos para esse fim, mas para começar basta você ter jeito com crianças, o resto é pura intuição.
      Acho Tuka que você não viu e também, estou incluindo na postagem esse link aqui: http://depositosantamariah.blogspot.com.br/2011/12/meu-atelie-dicas.html, para quem não viu mais detalhes de como eu trabalhava com as crianças...
      Bom, espero que te ajude, e como sabe estou aqui, é só me perguntar.
      Amei o seu blog e aquelas corujinhas de patchwork, são lindas!
      Beijos amiga e bora com sua idéias!
      Quel

      Excluir

Olá, amo comentários!
Mas, desculpe-me se demorar em responder, a minha vida é uma correria e no tempo livre faço essas postagens que compartilho com você com muito carinho.
Obrigada pela sua visita, seja sempre bem-vindo (a)!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...