maio 01, 2012

Hamsá!




A Hamsá é um talismã com a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos, usado por praticantes do Judaísmo e do Islã como um amuleto contra mau-olhado. Também é conhecida pelos nomes chamsá, mão de Deus, mão de Fátima, olho de Fátima, mão de Míriam ou mão de Hamesh.
Ela é uma mão simétrica, cujo polegar e o mindinho são idênticos e apontam para os lados, e o dedo médio é o eixo de simetria.
Frequentemente, possui o desenho com olhos, pombos, peixes e estrelas de Davi, para fortalecer o seu simbolismo.
Em certas hamsás existem inscrições em hebraico. Muito popular entre os judeus, especialmente os sefarditas (Judeus provenientes de Portugal e Espanha). Os judeus inscrevem textos em hebraico, como a Shemá Israel (que quer dizer "Ouça Israel"), nas chamsás e também as chamam de mão de Miriam. Miriam, no caso, foi a irmã de Moisés e Aarão. O símbolo também é associado ao Torá, uma palavra da língua hebraica com significado associado ao ensinamento, instrução, ou especialmente Lei, que é composto dos cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco, que acredita-se ter sido escrito por Moisés.
O nome “Hamsa” foi derivado de uma raiz semítica que significa “cinco”. Isso realmente significa todos os cinco dedos da mão.




É muito popular no Oriente Médio, especialmente no Egito.
Também a chamam de mão de Fátima, sendo Fátima a filha preferida de Maomé.
A Hamsá também aparece no Budismo, é chamada de Abhaya Mudra, e possui conotação semelhante à descrita, significando a dissipação do medo.





Atualmente, defensores da paz no Oriente Médio têm usado a Hamsá. O símbolo lembraria as raízes comuns do judaísmo e do islamismo, a descendência dos irmãos Isaque e Ismael, por parte de pai (Abraão). Nesse caso, não seria mais um talismã contra o mau-olhado, mas um símbolo de esperança e de paz na conturbada região.




Em todas as culturas que o utilizam, o Hamsá é um símbolo de proteção, em especial contra o mau-olhado. Afasta as negatividades e os perigos, sendo usado como pingente, junto ao corpo, ou em maiores dimensões, pendurado nas portas e paredes das casas, dos estabelecimentos comerciais e ainda nos automóveis, para evitar roubos e acidentes. Por vezes, o olho central é acompanhado de outros símbolos como a Estrela de David ou os Peixes, ou ainda por inscrições em hebraico ou árabe, dependendo da sua origem.






Prece do Hamsá ligada a Kaballah:

Não permita tristeza entrar por esses portões,
Não permita problemas vir por esses muros,
Não permita conflitos nesse lugar,
Que esse lugar seja lugar de benção, alegria e paz!




Essa belíssima peça decorativa e exclusiva você encontra na nossa loja virtual.
Um lançamento da Hamsá em mdf 3D, com lindo design, para ser colocado aonde desejar, protegendo a sua casa e o seu local de trabalho.
É um objeto que aonde estiver colocado, na parede ou apoiado em local estratégico, sermpre irá atrair as atenções.
Venha ver na nossa loja,  uma boa sugestão para um lindo presente!
Veja a Hamsá AQUI.



5 comentários:

  1. ´´E tamb´´em utilizada na cultura africana, principalmente para proteger as embarcaçoes.Ela ´´e linda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei visitar vosso site, e também conhecer sobre a Mão Hamsá, vou te-la sempre perto de mim me protegendo e sempre me dando paz.

    ResponderExcluir
  3. A Hamsá é um objeto muito bonito mesmo, além de nos fazer lembrar dos cuidados da mão de Deus para conosco! Beijos!!!E continue com a gente!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de saber o significado desse símbolo que vemos em tantos lugares. Seu blog é lindo e gosto de vir passear sempre nele. Beijos e um Natal de Luz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarete!
      Que coisa boa saber que você passeia por aqui, venha sempre!
      Beijão e um Natal iluminado pra você também!

      Excluir

Olá, amo comentários!
Mas, desculpe-me se demorar em responder, a minha vida é uma correria e no tempo livre faço essas postagens que compartilho com você com muito carinho.
Obrigada pela sua visita, seja sempre bem-vindo (a)!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...