outubro 13, 2012

Jardim De Rosas, Faça Um!

Olá gente.
Bom dia!
Como foram de feriado, tudo bem? Aqui estava frio e chuvoso, mas deu para descansar, ver uns filmes e relaxar um pouquinho.
De vez em quando é bom ficar sem fazer nada não é mesmo?
E hoje, no dia das nossas histórias, vamos falar um pouquinho dessa flor que é linda demais, é símbolo do amor maior, e cantada em verso e prosa pelos apaixonados.
As rosas dão charme a qualquer jardim, vão deixa-lo com um toque de romantismo exalando a fragrância da rainha das flores!
Seguem abaixo umas dicas para plantio e cultivo.
A roseira é uma flor comum de certa forma, e é muito antiga.
Vocês vão ver nós falarmos muito dela aqui no nosso blog, porque realmente amamos.
Algumas coisas que nunca vão faltar aqui no blog são: Beleza, Flores, Música e muito Amor.
Esperamos que todos tenham um ótimo final de semana, curtindo a beleza das rosas nessas imagens e a maravilhosa música Nocturne, de Secret Garden.
Beijos...








As flores, particularmente, ao longo dos séculos foram sofrendo modificações através de cruzamentos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.
As rosas são plantas fáceis de cultivar, e embelezam qualquer jardim com suas cores e aromas.

































Onde plantar rosas no jardim?

♥ Ao longo de uma cerca
♥ Na frente da casa
♥ Em vasos
♥ Em arcos que acompanham as trilhas no jardim com as rosas trepadeiras
♥ Em um lugar privado para relaxar
♥ Em pergolados
♥ Em portões
♥ Em vasos junto a uma porta
♥ Em vasos, subindo numa treliça na parede de uma varanda.











Como regar:

Logo após o plantio das mudas, regue com moderação, mas diariamente.
No inverno, regar uma vez por semana e no verão duas vezes. A terra deve permanecer ligeiramente seca entre uma rega e outra.
Evite o encharcamento e molhar as folhas e flores. Regar sempre pela manhã ou ao entardecer.





Quando podar:

A primeira poda deve ser feita cerca de um ano após o plantio e repetida todos os anos, entre os meses de julho e agosto.
Os dias frios do inverno são ideais para se fazer a poda das roseiras, tão importantes para incentivar o surgimento de novos brotos e aumentar a floração.
Lembrar sempre que as demais podas devem ser feitas entre os meses de julho e agosto.




































Algumas regras são comuns a todos os tipos:
♥ Elas gostam de sol.
♥ Não gostam de vento, mas gostam de ventilação. (isso evita os fungos)
♥ Suportam quase todos os tipos de solo, desde que tenham uma boa drenagem e que sejam ricos em matérias orgânicas, como esterco, húmus, etc.

Para plantar faça uma cova com cerca de 40 X 40 x 40 cm e misture esterco curtido. Deixe bem fofinha a terra e coloque a muda afofando bem e deixando-a bem posicionada no centro da cova.





























Existem vários tipos de roseiras e uma poda especial para cada tipo:

Poda Baixa: É uma poda mais drástica, ideal para rosas-rasteiras, híbridas-de-chá , sempre-floridas, miniaturas e biscuit. Comece fazendo uma limpeza, cortando todos os galhos secos, velhos, fracos e mal formados. Corte todas as ramas a uma altura de 20 a 25 cm, tendo como base o ponto de enxerto. Para favorecer a brotação, faça o corte em diagonal, sempre 1 cm acima da gema mais próxima.

Poda Alta: Recomendada para cercas-vivas e roseiras arbustivas. Primeiro faça uma limpeza de todos os ramos velhos, fracos e mal-formados. Depois, tomando como base o ponto de enxerto, faça a poda na altura de 80 cm a 1 metro.

Poda Parcial: Indicada para roseiras silvestres e trepadeiras, que produzem hastes longas, com 3 a 4 metros de comprimento. Durante o primeiro ano de crescimento, estas hastes não florescem, sendo o período ideal para educar seu crescimento. Comece fazendo a limpeza das hastes secas, velhas e fracas. Depois, deve-se podar as outras hastes, na medida de 1/3 de seu comprimento total.

Quando vamos plantar em um jardim, o certo é planeja-lo visualizando o tamanho adulto das plantas, por isso a preocupação com o espaçamento, se as plantas são de sol ou sombra, se são de porte pequeno, médio ou grande, porque tudo vai influenciar e modificar quando as plantas estiverem adultas.
O mesmo acontece para as rosas, antes de plantar temos que saber o tamanho que elas vão ficar adultas e como compôr de maneira bonita, harmônica e delicada. As rosas tem que se encaixar no estilo da paisagem.

























Como adubar:

A adubação deve ser feita de 2 a 3 vezes ao ano, de preferência orgânica, colocando –esterco animal, composto orgânico, farinha de ossos e torta de mamona, espalhada em volta da planta.












Existem vários tipos ou variedades de roseiras:


Silvestres, híbridas-de-chá, sempre-floridas, miniaturas, rasteiras, arbustivas, trepadeiras e cercas-vivas.
O espaçamento vai depender da variedade a ser plantada.

♥ Arbustivas: 1 metro entre as mudas
♥ Trepadeiras: de 1 a 2 metros entre as mudas
♥ Cercas-vivas: 50 a 80 cm entre as mudas
♥ Híbridas-de-chá e sempre-floridas: 50 cm entre as mudas
♥ Miniaturas: 20 a 30 cm entre as mudas
♥ Rasteiras: 30 cm entre as mudas

Para mudas em vasos, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano e para a propagação por estaquia o período apropriado é o inverno.












































































Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, 
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

(Machado de Assis)


14 comentários:

  1. Olá meninas! E vcs fecham a semana com chave de ouro com este post sobre rosas. É de encher os olhos estas roseiras e tem para todos os gostos. Na verdade, eu não gosto muito de cuidar de roseiras, nunca sei quando podar, vivo me arranhando, mas reconheço que são lindas e enfeitam qualquer jardim. Tenho 3 em casa, porque as ganhei e presente a gente cuida com carinho. Também acho que as roseiras tomam muito espaço. Lembro-me quando criança, em casa havia uma roseira arbustiva, tão linda, florescia o ano todo e quantas mudas foram dadas, às pessoas que passando pela calçada se encantavam e pediam uma mudinha. Bem, mas se eu não aprender desta vez a cuidar de roseiras, já vai ser má vontade, porque além das fotos dos lindos jardins de rosas, vcs dão uma aula de jardinagem rsrsrsrsrs Que o domingo de vcs seja de muita paz. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosana, bom dia, aliás boa tarde já...rsrs...Obrigada pelos seus elogios de sempre minha querida, sempre comentando com carinho os nossos posts. As roseiras não são difíceis de cuidar, elas só precisam de adubo, poda no inverno (aqui no Brasil) e quando chegar o verão elas estarão exuberantes. Outro dia você nos perguntou da Glicínia, ela vai aqui no Brasil sim, mas ela é meio demoradinha para florescer. A nossa mãe tem uma, ela gosta de sol pleno e fica linda em um pergolado. Só deve ter cuidado com os seus cachorrinhos porque ela é tóxica. Que o seu domingo seja maravilhoso também, e até amanhã. Beijão pra ti!

    ResponderExcluir
  3. olá boa tarde, gostaria de sua ajuda, estou louca pra fazer arcos de rosas e gostaria de saber qual o melhor tipo de roseira que tenha flores grandes para esse tipo de decoraçao de jardim, gostaria de saber o nome da roseira...
    atenciosamente obrigada ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O nome da roseira é roseira trepadeira. É muito fácil encontrá-la com esse nome comum mesmo. As cores variam e ficam maravilhosas para arcos.
      Eu posso também te aconselhar a mini roseira espanhola que tem uma cor lindíssima, mas ela é miúda.
      Abraços e bom plantio!

      Excluir
  4. A anos vejo fotos lindas de roseiras tipo arvore, e vi umas fotos lindas aqui também. Você sabe que variedade é essa. Sempre sonhei com ter uma dessas no jardim. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde, vi fotos lindas de roseiras que parecem arvores, sempre sonhei em ter uma assim. Você sabe que variedade de rosas são essas. Bjs

    ResponderExcluir
  6. SIMPLISMENTE AMEEEEEIIII!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada pelas trepadeiras, não sei se elas se adaptam ao clima do nordeste. Comprei umas mudas na Roselandia
    mas morreram, estou tentando comprar algumas mudas mas não consigo contato com a Roselandia.
    Você poderia indicar um local onde posso comprar.

    Tânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tânia!
      Aqui em Holambra tem vários produtores, mas vou te indicar uma loja virtual para que pergunte a eles sobre mudas. Vão saber indicar melhor que eu.
      Acesse: http://www.flores4all.com.br/
      Beijos e espero tê-la ajudado de certa forma.
      Quel

      Excluir
  8. olá eu queria saber qual o modo de podar as rosas de forma que elas fiquem cheias apenas em cima.

    ResponderExcluir
  9. olá eu queria saber como podar as rosas de forma que elas fiquem cheias apenas na parte de cima se vc me responder ira me ajuda bastante.
    Obrigada....


    ResponderExcluir
  10. eu comprei 2 rosas trepadeiras. Uma cor de rosa que não para de dar rosas e cresce a cada dia. a outra plantada na mesma época não tem espinhos, cresce muito mas não dá flores. vc. pode dizer algo a respeito. obrigada eva

    ResponderExcluir
  11. sou apaixonada por rosas gostaria de saber como poldar as roseiras para que elas fiquem em forma de arbustos

    ResponderExcluir

Olá, amo comentários!
Mas, desculpe-me se demorar em responder, a minha vida é uma correria e no tempo livre faço essas postagens que compartilho com você com muito carinho.
Obrigada pela sua visita, seja sempre bem-vindo (a)!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...