novembro 17, 2012

E O Vento Levou...!

Olá amigos e amigas do Depósito Santa Mariah.
Tudo bem com vocês?
Esses dias veio uma grande amiga aqui em casa e estávamos conversando sobre a nossa loja virtual, o nosso blog que ela gosta , e a conversa sempre acaba na cozinha, com um café e uma gostosura pra gente degustar.

E pra variar, quando junta muitas mulheres, a gente sempre comenta de filmes também, cada uma dá uma dica legal, e assim a conversa rola...

Falávamos dos grandes filmes e das belas casas, que sempre nos encanta quando o assunto é beleza da arquitetura e do jardim, aí não podíamos deixar de lembrar desse clássico do cinema, E o Vento Levou...

Resolvi comentar dele, um pouquinho aqui nas nossas histórias do blog, porque me lembrei da questão da preservação da memória arquitetônica nas grandes cidades e capitais do Brasil, e dizer que em Fortaleza, no estado do Ceará, ainda se conservam muitos prédios antigos que são lindos demais, e que fazem a história do estado.

E como somos ligadinhas nessa questão da arquitetura, não poderíamos deixar de reparar numa das casas mais lindas da cidade, que hoje é sede do Tribunal do Trabalho do Ceará, uma mansão adquirida da família Jucá em 1971.

A Casa é uma réplica da mansão que serviu como cenário para o filme "E O Vento Levou".


Localizada na Avenida Santos Dumont, atualmente abriga o Memorial do Tribunal, e a exposição de toda a memória oferece ao público a oportunidade de conhecer uma das edificações mais emblemáticas da cidade de Fortaleza.

Eu adorava quando o trânsito na Santos Dumont me parava bem em frente dessa casa, aí eu ficava namorando. É linda demais!

Ainda tenho duas grandes amigas que trabalham no TRT e eu não vejo a hora de dar um grande abraço nelas, me deixam com a maior saudade!





Situada no centro comercial da Aldeota a mansão de estilo, predominantemente, neoclássico, destaca-se pela exuberância da edificação, realçada por amplo jardim, cercada por grades que permitem visualizá-la completamente. Apesar de algumas adaptações e ampliações para acomodar a Justiça do Trabalho, a linha arquitetônica do prédio foi mantida e conservada sua estrutura original.

O Memorial da Justiça do Trabalho tem como princípios preservar e difundir a memória institucional por meio de atividades culturais, educativas e técnicas. Atua nos campos da História, Memória, Trabalho e Cidadania, tendo seu acervo como referência permanente. A formação e desenvolvimento da coleção são realizados a partir de doações e coletas sistemáticas em todas as instâncias do Tribunal, na capital e no interior.







E para decorar o nosso post vamos relembrar um pouquinho esse lindo filme e algumas cenas que encantaram e encantam até hoje os cinéfilos, o que é o nosso caso.

Um filme que em  qualquer época que a gente venha assistir, continua sendo lindo demais, e uma big produção para a época.

Incentivar os nossos filhos a assistirem e conhecerem os clássicos do cinema também é cultura!


A produção de “E o vento levou” é extremamente avançada para os padrões da época. A direção de arte faz um trabalho maravilhoso, com a reconstituição de cada figurino e cenário adaptado de maneira correta para os padrões da época e extremamente realista.

A fotografia também é maravilhosa.

As cenas contra a luz de Scarlett jurando que nunca mais passaria fome na vida é uma das mais marcantes, assim como a cena do incêndio que destrói a cidade por onde ela passa. 

A escuridão de sua mansão ao se ver triste ou abandonada resume o espírito de sua personagem. 

Também não se pode deixar de falar da bela trilha sonora composta por Max Steiner, que completa o espetáculo.





















































E esse vídeo abaixo é muito lindo, fica aqui embelezando o nosso blog, com imagens da bela atriz Vivien Leigh!
Beijos pra todos vocês e um maravilhoso final de semana!







Imagens via Google



2 comentários:

  1. Olá meninas, tudo bem? Vcs sempre me emocionando heim? Muito boa lembrança deste clássico maaaaaaaaaaaravilhoso. Há vários temas trabalhados neste filme, mas o que mais me encanta é a força de uma mulher, considerada frágil, sem sucesso no amor, mas que ergue, sozinha, toda a família, mostrando que todos nós somos capazes de vencer as adversidades impostas pela vida. Eu não sabia que existia essa réplica da mansão em Fortaleza e que linda. Sei que um milionário, talvez o Mansur, não me lembro muito bem agora, ele teria feito também uma réplica daquela mansão, fica no interior de São Paulo, inclusive quando eu soube, ele estaria vendendo-a. Acho que virou o sonho de muito arquiteto e que alguns endinheirados conseguiram materializá-lo, não só no Brasil, mas por todo o mundo. Pena que é uma construção fora da realidade atual, para qualquer país, a não ser, como em Fortaleza, que abriga um órgão público. Os vídeos estão lindos, eu até compartilhei no Face, pra todos os meus amigos sentirem o que vcs me proporcionaram hoje. Grande beijo e um excelente domingo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bonita mesmo a Sede do TRT, tenho orgulho de ir trabalhar todos os dia lá, e faço questão de entrar pela frente da casa só pra Admirar a Linda arquitetura dessa casa.

    ResponderExcluir

Olá, amo comentários!
Mas, desculpe-me se demorar em responder, a minha vida é uma correria e no tempo livre faço essas postagens que compartilho com você com muito carinho.
Obrigada pela sua visita, seja sempre bem-vindo (a)!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...