dezembro 15, 2012

Conheça A EMIA, Um Lugar Mágico!

Bom dia amigos e amigas do blog!

Hoje vou contar e dar a dica de um lugar tão especial que há tempos gostaria de falar dele.

Para quem mora na cidade de São Paulo, fica aqui registrada essa dica valiosa, que talvez muitos nunca ouviram falar. E para vocês leitores do blog, conhecerem essa escola diferenciada, que deveria ser projetada para todo o Brasil!

Estou falando da  EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística).






Relato para vocês sobre essa maravilhosa escola, pois tenho uma filha que estudou lá, e devido a essa fase de sua vida, hoje ela é totalmente voltada para esse universo artístico, tanto na música, quanto nas artes, ela ama!

Na terça-feira passada, a minha filha fez um recital com a banda de rock que montou com os amigos, num restaurante bem bacana perto de casa, e fiquei muito orgulhosa da minha pequena, aliás, uma mocinha, e que é a vocalista da banda.


Manu e os meninos da banda...




Mas o que tem haver com a EMIA?

Tudo!

Lembro como se fosse hoje, os professores contando nas reuniões sobre os alunos veteranos, que quando adultos, muitos continuaram nesse mundo artístico e tornaram-se pessoas participativas, mais criativas e comunicativas. Realmente a minha filha é assim, devo muito aos professores de lá, que ela adorava!

A EMIA fica no bairro Jabaquara, Zona Sul de São Paulo, dentro do parque Lina e Paulo Raia e o foco do ensino é apenas música, artes visuais, teatro e dança, gratuitamente!





Mas o principal objetivo era o desenvolvimento de cada aluno, o lado da percepção artística, da criatividade, e da imaginação, aflorando todos esses sentidos natos de seus alunos.
O cuidado e a dedicação dos professores são os maiores tesouros!


Caminho do Parque



Gente, vocês não fazem ideia de como é bacana o projeto!

Tudo começou quando a Manu minha filha era pequena, e fui passear no parque com ela, perto da casa que morava. É um pequeno parque bem arborizado, bonito e muito agradável.
Ótimo para passear e curtir a natureza no meio de tanta loucura que é São Paulo.
No centro do parque encontra-se três casas, duas para as classes e atividades, e a terceira ocupa a parte administrativa.


O parque é pequeno e lindo!



Limpo e organizado




Toda vez que passeava por lá achava que era uma escola municipal normal, como outra qualquer, mas era muito estranho, pois ouvia muita música linda e muitos projetos artísticos expostos na varanda. Percebi que era tudo muito diferente e um dia resolvi perguntar. 

Casa 02 - mais moderna



Salão Amplo e muito iluminado



Foi assim que descobri a EMIA, e corri atrás para a Manu participar também da escola.


Casa da Administração




Para ingressar, é só através de sorteio, e é concorridíssimo!

Pode tentar o sorteio dos 05 aos 07 anos de idade, se não conseguir, sem chance.

Para a Manuela eu tentei os três anos, e ela foi sorteada com 07 anos e foi o último número! Vocês não sabem como fiquei radiante, e ela também! Bem o ditado, água mole pedra dura...

A criança participa da escola uma vez por semana, meio período, e também podem frequentar outros cursos complementares com mais ênfase na técnica e em várias linguagens, além de participarem do coral e da orquestra, se desejarem.

As aulas acontecem, muitas vezes, debaixo das árvores, nos dois parquinhos ou embaixo da ponte de metal que existe por lá. A natureza é a extensão das casas, muitas vezes o centro das atividades que estão fazendo.

Ponte de Metal, antigamente passava um riacho embaixo.




O parquinho que as crianças brincam no intervalo...



Dos 05 aos 07 anos, os alunos têm dois professores de diferentes modalidades, por exemplo, um de arte e um de música, ou um de dança e um de teatro. Os dois bolam os projetos anuais e temas variados para os alunos desenvolverem no decorrer do ano.
Esses três primeiros anos vão alternando para que a criança tenha contato com todas as modalidades.




Gente essa casa é uma delícia! 
Antiga com piso de madeira, vejam que lugar gostoso 
para uma criança frequentar, tocar os instrumentos, desenhar, dançar...
Esperava minha filha sair das aulas e ficava sentada nessas 
muretas curtindo essa paz e a energia boa desse lugar!



Fundos do Parque...



Quando os alunos completam 12 anos, eles optam no começo do ano pela atividade que querem, tais como:
Piano, violino, flauta, percussão, violão, violoncelo, coral, dança, teatro, e muito mais... Essas aulas, diversas são individuais.

Minha filha escolheu violino, e para nós foi uma surpresa, pois nem eu e meu marido tocamos nada, e esse instrumento não é nada fácil, demos muito apoio a sua decisão.


Olha ela aí tocando seu violino...A da frente de óculos. Meus Deus que saudades!!



Ela teve aulas com a Adriane Krindges, uma violinista talentosíssima, e assim pegou gosto pelo instrumento. 
Com a orquestra fez várias apresentações, e era tão lindo!


Aqui está a Manu com seu violino, junto com seus colegas numa das apresentações...



É devido a EMIA e seus professores que o gosto musical dela tornou-se mais forte, e seu conhecimento graças a todo esse projeto maravilhoso que ela teve o privilégio de participar. 

Hoje em dia ela canta, mas ainda continua a tocar violino...

Que época boa, de um aprendizado grandioso e sensacional! Só tenho que agradecer pelo carinho de profissionais maravilhosos que cuidaram da minha filha e ainda hoje continuam com seus projetos e tudo mais! 

Espero de coração que a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo mantenha eternamente a EMIA e que continue tudo como foi para minha filha, e pra melhor, dando a oportunidade para tantas crianças de um aprendizado tão construtivo e rico.

Dedico essa postagem com muito carinho aos professores:

Adriana Krindges, Chico, Wilson, Ana Tatit, Lisete Bonamin , Maru, Rui, Claudia, Aurélia, Maria Silvia M. Machado, Lena, Thelmo, Odi, Berenice, Daniela...

Parabéns pelo belo trabalho de todos!


Vista Aérea do Parque Lina e Paulo Raia




Conhecendo a história Parque Lina e Paulo Raia

"O Parque Lina e Paulo Raia fica em local próximo à Estação Conceição do metrô e foi inaugurado por volta de 1980, graças ao Projeto CURA (Comunidades Urbanas de Recuperação Acelerada). A Escola de Iniciação Artística, que atende crianças de 5 a 12 anos, faz parte das instalações do parque.
Algumas residências foram desapropriadas quando da construção do parque, e muitos jardins e pomares foram preservados, o que garante a flora da região: gramados, jardins e bosques, com destaque para as paineiras, óleos-de-copaíba, abacateiros, jabuticabeiras e araribás-rosa. A fauna que predomina no parque é formada em sua maioria por pássaros (sabiás, cambucicas, sanhaços, tico-ticos. bem-te-vis)."



Fotos via: Google


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...