Páginas

janeiro 26, 2024

Cultive o Seu Jardim Sensorial!

Bom dia!

Cultivar um jardim que desperte todos os seus sentidos é tendência, e vai além da estética visual, pois conecta você à natureza, promovendo a atenção plena. Transforme seu jardim em um refúgio sensorial perfeito para relaxar e reduzir o estresse diário.
O objetivo de um jardim sensorial é estimular os cinco sentidos: visão, olfato, audição, tato e paladar. Ao escolher cuidadosamente plantas e elementos para o jardim, você não apenas cria um espaço encantador, mas também torna-o acessível a todos.

Além da beleza estética, ao focar em sensações táteis, como o toque de plantas com diferentes texturas, proporcionará alívio do estresse e da ansiedade. Existem diversas plantas interessantes, como suculentas, musgos, tuia holandesa/tuia-limão, plantas com folhagem aveludada e samambaias, que estimulam o tato.

A escolha cuidadosa de plantas é essencial. Flores vibrantes como Zínias, Lantana (queridinha das borboletas!), Girassóis e Margaridas atraem polinizadores, enquanto ervas como Lavanda, Manjericão, Alecrim e Sálvia proporcionam odores envolventes. Acrescente mais beleza e mais perfume, com Jasmim dos Açores, Dama da Noite, Flor de Laranjeira, Gardênia...Sensação de prazer imediato dos aromas ao vento, com fragrâncias românticas, outras cítricas, quem sabe amadeiradas. Gramíneas ornamentais, como a Grama de Aveia do Mar do Norte, trazem suavidade ao som do vento, e especialmente ao anoitecer, com os diversos sons da natureza, como dos insetos, como grilos e cigarras, e dos répteis, como pererecas e sapos, tornando seu jardim ainda mais encantador.

Integre o paladar ao seu jardim com plantas comestíveis, como Cebolinha, Tomate e Morangos. Além das plantas, adicione elementos como caminhos texturizados, fontes de água, esculturas, mensageiros do vento, casas e banheiras para pássaros, diversificando e estimulando ainda mais todos os sentidos.

Entregue-se ao seu jardim sensorial e aproveite uma conexão única com a natureza! Bom fim de semana!



















































































































































Fotos via: https://www.theenglishgarden.co.uk/ - https://atlantahomesmag.com/ - https://www.gardenista.com/ - Pinterest