janeiro 07, 2012

Utilizando as ervas no seu jardim segundo o Feng Shui!

Olá meus queridos amigos leitores, essas dicas do uso das ervas no jardim segundo a técnica do feng shui são muito legais, e para quem quer começar a ter uma vida mais saudável e adoecer menos, seria importante acrescentar mais chás no seu dia a dia. Particularmente eu recomendo o uso do chá de camomila todas as noites na hora de dormir, isso é muito saudável.
Beijos a todos e um excelente final de semana!


Utilizando as ervas no jardim de acordo com a técnica do feng shui


A presença das plantas na casa tem o poder de filtrar as energias e potencializar boas vibrações.

Eu entrego a vós todas as ervas que produzam sementes e estão sobre a terra. E todas as árvores em que há frutos e que dão sementes: tudo isso será para vocês. (Gênesis 1:29)

As ervas medicinais atuam sobre os órgãos e ajudam a reforçar a vitalidade dos moradores.

Para fazer um jardim de acordo com a técnica do feng shui, é preciso primeiro definir qual direção está precisando ser ativada e localizar os pontos cardeais. Com a mão direita voltada para o sol nascente e a esquerda para o sol poente, a frente do corpo fica o norte e atrás, nas costas fica o sul. Assim localizamos as oito direções correspondentes às oito áreas de interesse da vida: norte: Trabalho; nordeste: Espiritualidade; leste: Família e Saúde; sudeste: Prosperidade; sul: Sucesso; sudoeste: Relacionamentos; oeste: Criatividade; e noroeste: Amigos.



Área do Trabalho: usamos a cavalinha, salsa, babosa e capuchinha que fortalecem a área que diz respeito ao bom fluxo da rotina e da carreira. A direção norte é associada ao elemento água e aos órgãos que controlam os líquidos no organismo, isto é, rins e bexiga. Em desequilíbrio, podem afetar as emoções, causando medo e indecisão.


Cavalinha - Equisetum arvense


Salsa - Petroselinum crispum


Babosa - Aloe vera

 

Capuchinha - Tropaeolum majus L.
 
Área da Família e Saúde: Dente-de-leão, boldo, carqueja e Artemísia entram na área da família, que trata da união familiar e da saúde dos moradores. A direção é leste e o elemento madeira, relacionado ao fígado, que tem forte influência nos estados emocionais. Quando em desequilíbrio, provoca mau humor, irritação e raiva constantes.




Dente de leão - Taraxacum officinale L.



Boldo - Plectranthus barbatus



Carqueja - Baccharis trimera



Artemísia - Artemisia vulgaris L.

Área da Espiritualidade: Erva doce, camomila, melissa e coentro devem ser cultivados nessa área, que favorece o autoconhecimento e as descobertas espirituais. Associado à direção nordeste, é regido pelo elemento terra, que atua sobre o estômago, baço e pâncreas, que em desequilíbrio podem causar preocupação excessiva e idéias fixas.


 

Erva doce - Foeniculum vulgare


Camomila - Matricaria chamomilla L.



Melissa - Melissa officinallis


Coentro - Coriandrum sativum L


Área da Prosperidade: Para ativar o guá da abundância material e espiritual, cultive várias espécies de manjericão na direção sudeste. Essa planta simboliza a fartura, pois cresce rápida e ereta. O elemento madeira rege essa área e o fígado, do qual dependem nossa disposição e nosso bom humor.



Manjericão - Ocimum basilicum


Área do Sucesso: Sálvia, passiflora, hamamélis e malva são as ervas relacionadas a essa área e à direção sul. Essas plantas equilibram o excesso de pensamentos e depressão, comportamentos relacionados ao elemento fogo. A área do sucesso, que diz respeito a todas as nossas realizações, está ligada ao coração e ao intestino delgado, e essas ervas ajudam a manter a circulação e a digestão bem equilibradas.



 

Sálvia - Salvia officinalis
 


Flor do Maracujá - Passiflora incarnata L.



Hamamélis - Hamamelis virginiana L.



Malva - Malva parviflora L.

Área dos Relacionamentos: Capim limão, louro, erva doce e lavanda são as ervas mais adequadas à direção sudoeste e à área que trata das relações afetivas. Os órgãos correspondentes são estômago e pâncreas, associados ao elemento terra e ao excesso de preocupações. Evite deixar nessa direção plantas com espinhos, pontas ou com acúmulo de folhas secas.




Capim limão - Cymbopogon citratus


Louro - Laurus nobilis



Erva Doce - Pimpinella anisum


Lavanda - Lavandula sp.


Área da Criatividade: Alecrim, manjericão, guaco, hortelã e menta correspondem à direção oeste. O elemento metal, que está ligado a essa área da fertilidade física e mental, é associado ao pulmão e ao intestino grosso. As ervas indicadas atuam contra a tristeza, gripes e problemas respiratórios, além de aliviar cólicas e má digestão. E também abrem caminhos para as mudanças.



Alecrim - Rosmarinus officinalis




Manjericão - Ocimum basilicum



Guaco - Mikania glomerata



Hortelã - Mentha sp


Área dos amigos: Orégano, manjerona, tomilho e segurelha são as ervas da direção noroeste, que ativam o bom relacionamento com amigos, auxiliares e também viagens. Regida pelo elemento metal, essa área atua nos problemas do pulmão e alivia a mágoa e a depressão. A segurelha é indicada para bronquite e problemas respiratórios. Tomilho para gripes, tosses e resfriados, e orégano para má digestão e falta de apetite.



Orégano - Origanum vulgar


 

Manjerona - Origanum majorana L.

 


Tomilho - Thymus vulgaris




Segurelha - Satureja hortensis

Como fazer seu canteiro:

A direção leste é a mais indicada para ter um jardim com ervas , pois está associada à boa saúde.

Você pode plantar ervas numa caixa de madeira ou num canteiro.

Prepare uma mistura de terra, areia, húmus e esterco na proporção de 1 Kg para cada um.

Cubra o fundo com pedras, coloque a mistura de terra e plante as mudas. Espere 3 meses para fazer a primeira colheita, cortando os ramos com uma tesoura. Não tire mais de 1/3 da planta.

Se tiver uma área fora de casa, verifique primeiro a localização dos pontos cardeais no terreno e depois distribua as plantas de acordo com a área a ser trabalhada pelo feng shui.

Cuidar de um jardim medicinal e aromático é muito gostoso, bonito e prazeroso, pois estamos em contato com plantas que possuem uma energia vibracional muito positiva, apesar de que todas as plantas possuem essa energia boa. No entanto, no caso, estamos concentrando e dispondo essas plantas numa forma mais harmonizada e preparada para otimizar essa captação de energia.

Depois de prepararmos o nosso jardim vamos cuidar de nossas plantinhas, para posteriormente fazermos nossos chás e banhos energéticos.

Lembrando que tudo no Universo é pura energia, portanto vamos nos beneficiar com mais esse recurso da Mãe Natureza.
(Baseado nos estudos do fitoterapeuta e consultor de feng shui da Escola da Bússola, Máximo Guirello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amo comentários!
Mas, desculpe-me se demorar em responder, a minha vida é uma correria e no tempo livre faço essas postagens que compartilho com você com muito carinho.
Obrigada pela sua visita, seja sempre bem-vindo (a)!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...