Olá meus queridos amigos leitores, essas dicas do uso das ervas no jardim segundo a técnica do feng shui são muito legais, e para quem quer começar a ter uma vida mais saudável e adoecer menos, seria importante acrescentar mais chás no seu dia a dia. Particularmente eu recomendo o uso do chá de camomila todas as noites na hora de dormir, isso é muito saudável.
Beijos a todos e um excelente final de semana!
Utilizando as ervas no jardim de acordo com a técnica do feng shui
A presença das plantas na casa tem o poder de filtrar as energias e potencializar boas vibrações.
Eu entrego a vós todas as ervas que produzam sementes e estão sobre a terra. E todas as árvores em que há frutos e que dão sementes: tudo isso será para vocês. (Gênesis 1:29)
As ervas medicinais atuam sobre os órgãos e ajudam a reforçar a vitalidade dos moradores.
Para fazer um jardim de acordo com a técnica do feng shui, é preciso primeiro definir qual direção está precisando ser ativada e localizar os pontos cardeais. Com a mão direita voltada para o sol nascente e a esquerda para o sol poente, a frente do corpo fica o norte e atrás, nas costas fica o sul. Assim localizamos as oito direções correspondentes às oito áreas de interesse da vida: norte: Trabalho; nordeste: Espiritualidade; leste: Família e Saúde; sudeste: Prosperidade; sul: Sucesso; sudoeste: Relacionamentos; oeste: Criatividade; e noroeste: Amigos.
Área do Trabalho: usamos a cavalinha, salsa, babosa e capuchinha que fortalecem a área que diz respeito ao bom fluxo da rotina e da carreira. A direção norte é associada ao elemento água e aos órgãos que controlam os líquidos no organismo, isto é, rins e bexiga. Em desequilíbrio, podem afetar as emoções, causando medo e indecisão.
Cavalinha - Equisetum arvense
Salsa - Petroselinum crispum
Babosa - Aloe vera
Capuchinha - Tropaeolum majus L.
Área da Família e Saúde: Dente-de-leão, boldo, carqueja e Artemísia entram na área da família, que trata da união familiar e da saúde dos moradores. A direção é leste e o elemento madeira, relacionado ao fígado, que tem forte influência nos estados emocionais. Quando em desequilíbrio, provoca mau humor, irritação e raiva constantes.
Dente de leão - Taraxacum officinale L.
Boldo - Plectranthus barbatus
Carqueja - Baccharis trimera
Artemísia - Artemisia vulgaris L.
Área da Espiritualidade: Erva doce, camomila, melissa e coentro devem ser cultivados nessa área, que favorece o autoconhecimento e as descobertas espirituais. Associado à direção nordeste, é regido pelo elemento terra, que atua sobre o estômago, baço e pâncreas, que em desequilíbrio podem causar preocupação excessiva e idéias fixas.
Erva doce - Foeniculum vulgare
Camomila - Matricaria chamomilla L.
Melissa - Melissa officinallis
Coentro - Coriandrum sativum L
Área da Prosperidade: Para ativar o guá da abundância material e espiritual, cultive várias espécies de manjericão na direção sudeste. Essa planta simboliza a fartura, pois cresce rápida e ereta. O elemento madeira rege essa área e o fígado, do qual dependem nossa disposição e nosso bom humor.
Manjericão - Ocimum basilicum
Área do Sucesso: Sálvia, passiflora, hamamélis e malva são as ervas relacionadas a essa área e à direção sul. Essas plantas equilibram o excesso de pensamentos e depressão, comportamentos relacionados ao elemento fogo. A área do sucesso, que diz respeito a todas as nossas realizações, está ligada ao coração e ao intestino delgado, e essas ervas ajudam a manter a circulação e a digestão bem equilibradas.
Sálvia - Salvia officinalis
Flor do Maracujá - Passiflora incarnata L.
Hamamélis - Hamamelis virginiana L.
Malva - Malva parviflora L.
Área dos Relacionamentos: Capim limão, louro, erva doce e lavanda são as ervas mais adequadas à direção sudoeste e à área que trata das relações afetivas. Os órgãos correspondentes são estômago e pâncreas, associados ao elemento terra e ao excesso de preocupações. Evite deixar nessa direção plantas com espinhos, pontas ou com acúmulo de folhas secas.
Capim limão - Cymbopogon citratus
Louro - Laurus nobilis
Erva Doce - Pimpinella anisum
Lavanda - Lavandula sp.
Área da Criatividade: Alecrim, manjericão, guaco, hortelã e menta correspondem à direção oeste. O elemento metal, que está ligado a essa área da fertilidade física e mental, é associado ao pulmão e ao intestino grosso. As ervas indicadas atuam contra a tristeza, gripes e problemas respiratórios, além de aliviar cólicas e má digestão. E também abrem caminhos para as mudanças.
Alecrim - Rosmarinus officinalis
Manjericão - Ocimum basilicum
Guaco - Mikania glomerata
Hortelã - Mentha sp
Orégano - Origanum vulgar
Manjerona - Origanum majorana L.
Tomilho - Thymus vulgaris
Segurelha - Satureja hortensis
Como fazer seu canteiro:
A direção leste é a mais indicada para ter um jardim com ervas , pois está associada à boa saúde.
Você pode plantar ervas numa caixa de madeira ou num canteiro.
Prepare uma mistura de terra, areia, húmus e esterco na proporção de 1 Kg para cada um.
Cubra o fundo com pedras, coloque a mistura de terra e plante as mudas. Espere 3 meses para fazer a primeira colheita, cortando os ramos com uma tesoura. Não tire mais de 1/3 da planta.
Se tiver uma área fora de casa, verifique primeiro a localização dos pontos cardeais no terreno e depois distribua as plantas de acordo com a área a ser trabalhada pelo feng shui.
Cuidar de um jardim medicinal e aromático é muito gostoso, bonito e prazeroso, pois estamos em contato com plantas que possuem uma energia vibracional muito positiva, apesar de que todas as plantas possuem essa energia boa. No entanto, no caso, estamos concentrando e dispondo essas plantas numa forma mais harmonizada e preparada para otimizar essa captação de energia.
Depois de prepararmos o nosso jardim vamos cuidar de nossas plantinhas, para posteriormente fazermos nossos chás e banhos energéticos.
Lembrando que tudo no Universo é pura energia, portanto vamos nos beneficiar com mais esse recurso da Mãe Natureza.
(Baseado nos estudos do fitoterapeuta e consultor de feng shui da Escola da Bússola, Máximo Guirello)