outubro 11, 2021

Bela Casa Sustentável

 Bom dia!

Essa moradia de 120 m² é um exemplo de sustentabilidade, o gasto energético é praticamente nulo - prioridade dos donos da casa para esse projeto.

A bioarquitetura e o biodesign de interiores foram utilizados e executados pelo estúdio de Pia Capdevila, de Barcelona.

Foram criados espaços saudáveis tanto para os proprietários, quanto para o ambiente. Esses foram os pontos importantes:

  • A estrutura foi criada com madeiramento leve. 
  • Painéis e armários de 30 cm revestidos de manta de algodão reciclado, resultam em um ótimo isolamento acústico e protege das intempéries durante todo o ano. 
  • Aproveitamento máximo de luz natural com grandes aberturas de janelas (vidros duplos de baixa emissão preenchidas com gás argônio.)
  • No exterior, a fachada é revestida por uma camada de isolamento em cortiça com cerca de 10 cm de espessura.
  • O ar de entrada vem filtrado de poeira e pólen e, além disso, o aparelho possui um trocador de temperatura entre os dois fluxos que permite que a temperatura dentro de casa seja mantida muito estável.
  • Energia elétrica, apesar de estar conectada à rede geral, a casa foi equipada com nove painéis solares localizados na cobertura, que produzem dez vezes mais energia do que os proprietários consomem em um ano. 
  • Duas bancadas foram instaladas na cozinha: uma elétrica para uso em horas de sol e outra com gás butano para os dias com menos luz solar.
  • O piso da suíte é em cimento polido 100% natural sem verniz, um material visualmente contínuo que se estende do banheiro ao quarto, e ainda ao pequeno pátio acessível a partir do quarto.

Com relação ao biodesign foram utilizados o mesmo linho natural e algodão em todos os têxteis da casa, tanto nas janelas como nos armários. Além disso, todos os tapetes são feitos de fibras naturais. A carpintaria dos ambientes da casa foi realizada em madeira natural e tanto as aplicações como os móveis foram desenhados à medida, sem qualquer agente químico.

Os móveis sob medida evitam a sensação de desordem. Na cozinha uma pia grande foi instalada, para maior conforto, pois não há lava louças. O sótão foi utilizado como quarto de hóspedes seguindo o mesmo design da suíte.

Um projeto exemplar! Até logo!





























































































Fotos via: micasarevista.com




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...