Na planície de Skåne na Suécia, cercada por campos e estradinhas rurais, Maria Levin e Fredrik Törnqvist encontraram uma antiga casa de pedra branca que parecia não ter muito futuro. O estado era ruim, tanto que a maioria dos interessados desistiu, mas eles decidiram arriscar. “Fizemos uma oferta e abrimos mão da inspeção, o vendedor gostou e nos escolheu”, conta Fredrik.
A decisão espontânea logo se transformou em projeto de vida. O casal tem paixão por casas, já reformou diversas propriedades e até transformou esse hobby em profissão: Maria planeja, decora e desenha, enquanto Fredrik cuida da construção. “Muitas vezes encontramos casas nas quais ninguém mais vê potencial e as assumimos como projetos”, explica ela.
A casa atual foi reformada respeitando seu estilo original, de 1933, com molduras, sancas e forros preservados. Os ambientes ganharam novas cores, papéis de parede e painéis, em um estilo mais ousado do que o casal costuma adotar. “Foi divertido explorar e decorar em um novo estilo, mas não achamos que ele poderá nos seguir para a próxima casa”, comenta Maria.
No jardim, a família construiu um pátio pavimentado com pedras em formato de arcos. “Demorou, houve muita discussão, mas no final ficou muito bom”, lembra Maria, rindo. Ainda assim, ela confessa que preferia um jardim que não exigisse tanto trabalho. Para driblar o vento da região, instalaram também uma estufa aconchegante para os cafés da tarde.
Cada detalhe foi pensado para valorizar a vida no campo, com vistas abertas em todas as direções. “É especial acompanhar o trabalho nos campos e ver as plantações mudando com as estações”, dizem. Mas, apesar de todo o empenho, a família já pensa na próxima etapa. A filha Ebba sonha com a vida na cidade e, por isso, o trio se prepara para se mudar para Ystad, em busca de novas histórias para contar.
Até logo!
Via: https://skonahem.expressen.se