julho 28, 2021

Casa de Herbalista na Polônia

Bom dia e que linda quarta-feira!

E aqui no blog uma casa cheia de flores, plantas e o sonho de Eliza (herbalista) concretizado.

Quando ela tinha dezoito anos, saiu da casa dos seus pais com seu marido e tinham condições modestas, para economizar aprendeu a fazer queijo, massa e pão. Quando a filha mais velha nasceu, no distrito onde moravam, em Varsóvia, ainda tinha muito verde, com campos, colinas e um lago perto da casa.
Nos passeios com a filha começou a reconhecer as ervas. Com o tempo, aprendeu sobre suas propriedades, como secá-las, quais misturar e quais combinações evitar.
Quando a segunda filha nasceu, o apartamento ficou pequeno demais e assim, renasceu o sonho que tinha desde criança em morar no campo, numa casa com animais, jardim e muita natureza, de preferência na Floresta dos Kampinos.

O corretor tentou dissuadi-los, dizendo que com o dinheiro comprariam no máximo um terreno, que definitivamente não encontrariam nada no local desejado. Eliza não desistiu, foi em busca da casa sozinha e viu um anúncio em uma mercearia, assim encontrou o que tanto desejava. Claro, a casa antiga necessitava de grande reforma, mas conseguiam pagar.
A renovação foi feita por eles mesmos. Dormiam com as duas filhas em um quarto no primeiro andar, enquanto o térreo era reformado. A betoneira funcionou durante todo o inverno. E assim que o térreo ficou pronto, decidiram incluir um banheiro a mais no andar de cima.

“- Não foi tão fácil. Para ampliar o primeiro andar, o telhado teve que ser removido. Era verão, os profissionais foram passar o fim de semana em casa e caiu um aguaceiro. O telhado estava aberto, a água jorrava. Até hoje, lembro-me de ter visto minha mãe que veio nos ajudar e ficou sob um guarda-chuva na sala de estar. Tivemos que recomeçar.” Lembra Eliza.
O marido cuidou das instalações - água, luz, colocou lareira. Eliza cobriu com pedras e gesso, pintou as paredes e restaurou os móveis. Ela aprendeu tudo em jornais comerciais ou simplesmente, por tentativa e erro.

“- As plantas são o seu trabalho. Tenho jasmim, rosas, clematis, campânulas, muitos flox e gramíneas ornamentais. Íris e cálamo crescem perto do lago. Quando ficou muito lotado no jardim, comecei a plantar variedades de trepadeiras. Tenho um grande herbário com alecrim, orégano, tomilho e manjericão e uma pequena horta. Todo ano eu planto tomates, principalmente tomates para coquetéis, cebolinhas, rúcula e rabanetes. Não quero mais espaço para mais. Afinal, prefiro flores a cenouras.”

Eliza não fica em casa sem uma tesoura no bolso. Reúne tudo o que sabe e pode usar: ervas, brotos, frutas, flores e folhas.
Uma história inspiradora!





























































Fotos via: https://www.werandacountry.pl




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...