Hoje gostaria de compartilhar a história encantadora do Chalet Olivet, uma joia construída em 1862 pela Delegação Suíça para exibir a habilidade do país em marcenaria e carpintaria. Originalmente apresentado na Exposição Universal de Paris de 1889, ao lado da Torre Eiffel, este chalé foi posteriormente adquirido por um próspero comerciante, desmontado e remontado em Olivet, no Loiret (Comuna Francesa).
Em 2007, a mãe da modelo e cozinheira francesa Alice Moireau recebeu de um amigo um cartão-postal histórico com a imagem deste chalé, acompanhado de uma nota indicando que ele estava localizado em Olivet, onde a família morava. Curiosa, ela decidiu procurá-lo e, enquanto caminhava ao longo do rio, avistou o chalé. O chalé estava à venda e, encantada pelos seus detalhes únicos, decidiu comprá-lo para transformá-lo em seu estúdio de pintura e local de trabalho.
Quinze anos depois, Alice e seu irmão, Emile Moireau, reinventaram o chalé, transformando-o em uma propriedade para aluguel. Os interiores foram cuidadosamente projetados para remeter à sua infância bucólica: "uma vida à beira do rio, verde e pacífica". Após oito meses de intenso trabalho de acabamento, pintura e a busca por antiguidades em mercados de pulgas e feiras locais, a dupla de irmãos finalmente abriu as portas do Le Chalet Olivet na primavera de 2023.
O Chalet, com 70m² distribuídos por três pisos, inclui no térreo uma acolhedora sala de estar, cozinha e sala de jantar; no primeiro andar, o quarto principal e um banheiro; e no último andar, um segundo quarto separado. Todos os móveis foram selecionados com cuidado para preservar a autenticidade e o charme do espaço.
Além disso, o jardim aromático de 350m² oferece acesso direto ao rio Loiret, onde disponibilizam um barco de madeira para quatro pessoas, além de quatro bicicletas para passeios relaxantes pela região.
Muito inspirador para terminar a semana! Até logo!
Imagem do Vale do Loire - Via Google