Bom dia!
Essa moradia de 120 m² é um exemplo de sustentabilidade, o gasto energético é praticamente nulo - prioridade dos donos da casa para esse projeto.
A bioarquitetura e o biodesign de interiores foram utilizados
e executados pelo estúdio de Pia Capdevila, de Barcelona.
Foram criados espaços saudáveis tanto para os proprietários,
quanto para o ambiente. Esses foram os pontos importantes:
- A estrutura foi criada com madeiramento leve.
- Painéis e armários de 30 cm revestidos de manta de algodão reciclado, resultam em um ótimo isolamento acústico e protege das intempéries durante todo o ano.
- Aproveitamento máximo de luz natural com grandes aberturas de janelas (vidros duplos de baixa emissão preenchidas com gás argônio.)
- No exterior, a fachada é revestida por uma camada de isolamento em cortiça com cerca de 10 cm de espessura.
- O ar de entrada vem filtrado de poeira e pólen e, além disso, o aparelho possui um trocador de temperatura entre os dois fluxos que permite que a temperatura dentro de casa seja mantida muito estável.
- Energia elétrica, apesar de estar conectada à rede geral, a casa foi equipada com nove painéis solares localizados na cobertura, que produzem dez vezes mais energia do que os proprietários consomem em um ano.
- Duas bancadas foram instaladas na cozinha: uma elétrica para uso em horas de sol e outra com gás butano para os dias com menos luz solar.
- O piso da suíte é em cimento polido 100% natural sem verniz, um material visualmente contínuo que se estende do banheiro ao quarto, e ainda ao pequeno pátio acessível a partir do quarto.
Com relação ao biodesign foram utilizados o mesmo linho
natural e algodão em todos os têxteis da casa, tanto nas janelas como nos
armários. Além disso, todos os tapetes são feitos de fibras
naturais. A carpintaria dos ambientes da casa foi realizada em madeira
natural e tanto as aplicações como os móveis foram desenhados à medida, sem
qualquer agente químico.
Os móveis sob medida evitam a sensação de desordem. Na cozinha uma pia grande foi instalada, para maior conforto, pois não há lava louças. O sótão foi utilizado como quarto de hóspedes seguindo o mesmo design da suíte.
Um projeto exemplar! Até logo!